Controles Internos na era digital

Controles internos na era digital

Introdução

De certa forma, antes era mais fácil fazer controles internos. Tínhamos carimbo para tudo, vários papéis, fichas, assinatura com reconhecimento de firma e informações limitadas.

Eram coisas “palpáveis” e de entendimento mais tranquilo.

Hoje tudo está na nuvem, os processos são automatizados, os fluxos estão em código e as validações são feitas em segundos.

Qual o papel dos profissionais de controles internos em um mundo tão evoluído?

Hoje vamos falar um pouco de controles internos na era digital e como essa profissão está cada vez mais valorizada e ainda vão precisar da gente por muitos anos.

Definição de controles internos

Nunca é demais estudarmos a definição de controles internos. Na verdade essa é uma dica importante, sempre que for estudar um tema, comece destrinchando a definição e entenderá melhor os próximos passos.

No COSO de 92 sãoprocessos projetados e implementados pelos gestores para mitigar riscos e alcançar objetivos”, então temos algumas partes aqui:

  • Processo – vamos focar na percepção de formalização, qualidade, eficiência, melhoria contínua, afinal nenhum processo é feito de qualquer forma e como cada um quer;
  • Gestores – não vou revisar o COSO e outras metodologias aqui, mas estamos falando da gestão de todos e não de cargos. Da diretoria à base operacional. No vertical e horizontal;
  • Mitigar riscos – ninguém gostas de riscos;
  • Alcançar objetivos – mas todos querem chegar em algum lugar, uma meta.

Maturidade Digital

Importante também falarmos sobre maturidade digital, que é a capacidade de uma empresa de manter-se competitiva frente as atualizações de tecnologia. Obviamente as empresas tem níveis diferentes de maturidade digital e isso irá impactar os trabalhos de conformidade.

Ter um alto nível de maturidade digital com certeza é positivo para a sustentabilidade e continuidade da empresa, porém pode ser um grande desafio para os profissionais de conformidade, principalmente se esses também não elevarem o seu nível de maturidade digital através da atualização constante.

Para avaliar o nível de maturidade de uma empresa analisamos as seguintes dimensões:

  1. Estratégia: a empresa leva o digital em relação nos objetivos que estipula?;
  2. Capacidade: capacidade da empresa de atualização e manter-se relevante e competitiva;
  3. Organização: a empresa estipula um monitoramento, projetos e metas para atingir a maturidade digital; e
  4. Cultura: ter uma cultura voltada para inovação, foco em digital e atualização contínua.

Componentes de Controles Internos na Era Digital

Não há dúvida que os controles internos mantem-se relevantes na era digital. Vamos falar brevemente de cada um dos componentes com esse foco:

  1. Ambiente de Controle: o ambiente de controle na era digital tem relação íntima com as dimensões que são avaliadas, principalmente com a estratégia e organização;
  2. Avaliação de Riscos: ser digital não é sinônimo de riscos zero, pelo contrário, muitos riscos ficam mais complexos e se acontecerem podem ter impactos de grandeza muito maior;
  3. Atividade de Controles: por um lado a digitalização auxilia na implementação das atividade de controles, por outro pode existir um incorreto entendimento da desnecessidade da preocupação com esse componente;
  4. Informação e Comunicação: novamente um componente que se beneficia da tecnologia. Relevante entender que esse componente em um mundo digital tem que ser cada vez mais tempestivo para ser eficaz; e
  5. Atividade de Monitoramento: um grande desafio para implementação devido a complexidade dos processos para quem não é da área de tecnologia.

Desafios e Oportunidades

Alguns desafios que devem ser levados em consideração com as mudanças que estamos vivendo são:

  1. Velocidade das mudanças: acompanhar as mudanças tecnológicas e estar sempre atualizado é um dos grandes desafios, principalmente para o sistema de controles internos que deve manter seus processos, riscos e controles atualizados;
  2. Segurança: cresce a cada dia a preocupação e as discussões com segurança da informação, privacidade de dados e riscos cibernéticos, e
  3. Transformação Organizacional: a cultura da organização deve atender as expectativas dos clientes, fornecedores e colaboradores nessa nova abordagem de mundo.

Temos também oportunidades a serem exploradas:

  1. Dados: o trabalho dos controles internos pode ser muito mais eficiente. ágil e abrangente ao se utilizar da grande disponibilidade de dados externos e internos;
  2. Automatização: com a automatização podemos reduzir muitos riscos e até mesmo ganhar escala nos trabalhos; e
  3. Eficiência operacional: todos os processos envolvidos na gestão de controles internos são beneficiados pela ganho de eficiência.

Conclusão

Nessa breve análise pudemos entender um pouco sobre os impactos da era digital nos controles internos.

Fica evidente que existem muitos desafios e mudanças as quais as empresas precisam se adequar, porém também fica claro que com a devida atenção e atualização as oportunidades também são muitas.

Fontes:

https://www.totvs.com/blog/inteligencia-de-dados/o-que-e-maturidade-digital

CURSO GRATUITO DE CONTROLES INTERNOS

Conheça o curso gratuito de fundamento em controles internos.

Aprenda os principais conceitos, componentes e aplicações de um programa de controles internos, voltado para o gerenciamento de riscos e por profissional com experiência em resolução 175. Neste curso, exploraremos detalhadamente o que são controles internos, as metodologias utilizadas, os benefícios que esses controles oferecem e como aplicá-los de maneira eficaz nas organizações.

Ao longo das aulas, entenderemos os objetivos principais dos controles internos, como eles ajudam na mitigação de riscos e como podemos implementá-los para melhorar a governança e a conformidade dentro das empresas, afinal, esse é um item essencial na aplicação correta das normas da CVM.

https://www.udemy.com/course/fundamentos-de-controles-internos/?referralCode=077D91AF6E4AD5AC70E2

Curso de Controles Internos na prática
Curso de Controles Internos na prática

Próximo passo no sucesso profissional – Curso de Controles Internos na Prática

Domine os fundamentos do COSO e implemente controles internos eficazes em sua organização! O CURSO DE CONTROLES INTERNOS COM A MELHOR AVALIAÇÃO NA UDEMY.

https://www.udemy.com/course/controles-internos-na-pratica/?referralCode=D094391CFBD9CF516645

Conheça também a newsletter:

https://essencialgrc.substack.com/publish/home

Deixe um comentário